Rua José de Alencar, 773 Alto da Xv – Curitiba/PR
WhatsApp – Cláudia – (41) 99862-3333

Como ficar linda para formatura e colação de grau?

Como ficar linda para formatura e colação de grau? | ML Brincos de Festa

A formatura e a colação de grau são eventos marcantes na vida de qualquer formando e de sua família. É comum darmos grande importância para essas comemorações, pois é uma fase vencida e que abre novas oportunidades. Pensando no visual para esta data, é essencial conferirmos se as opções estão de acordo com o momento. Principalmente ao combinarmos as roupas com sapatos e acessórios – como os maravilhosos brincos de festa.

Para a colação de grau, geralmente os formandos têm um cerimonialista que indica as cores e as peças mais adequadas. Muitas vezes é indicado vestidos básicos, sapatos leves ou saltos baixos, maquiagem leve e por padrão, usar a cor preta.

Como também, ao montar o look é indicado analisar o curso que está sendo homenageado, pois existem algumas diferenças. Dependendo do curso, os formandos podem preferir utilizar uma vestimenta formal, mas que não tenha tanta regra. Porém, alguns cursos optam por se adequar a regra de total formalidade para prestigiar o nome da profissão.

Porém, mesmo que seja uma ocasião que pede mais formalidade, podemos que fugir um pouco dessa regra? Com a combinação certa de cores, acessórios, comprimentos e decotes, seu visual para a colação de grau ficará adequada, mas ainda mais elegante. Assim, você pode sair para festejar depois sem precisar trocar o look.

Para isso, separamos algumas dicas para você ter o melhor look de colação de grau sem fugir da formalidade, elegância e ter muito mais charme. Confira!

Sapato

A colação de grau costuma ser em locais bem movimentados e que geralmente possuem escadas e palanques para receber os discursos de alunos e docentes do curso. Portanto, o sapato escolhido deve ser confortável e que seja fácil para caminhar. Aliás, a cerimônia de colação exige um tempo a mais dos alunos e convidados. Por isso, optar por saltos ou sapatilhas mais confortáveis é o ideal.

Um salto excelente para a ocasião é o scarpin, que é sapato que tem o equilíbrio certo em relação a comprimento, segurança e elegância por ter um salto bico fino. E as opções de cores são diversas para você combinar com o resto do visual. Vale também analisar os saltos meia-pata e sandálias de tiras, que são os mais utilizados por serem confortáveis e possuírem diversos estilos.

Clique na imagem para ampliar

A cor do sapato deve estar equilibrada com o tom do vestido escolhido para que não tenha um contraste negativo. Por isso, vale analisar qual vestido você usará primeiro para depois decidir o sapato. Se você deseja o visual mais formal, então o sapato ideal é aquele de cores neutras, como o preto, branco ou nude. No tecido, o mais indicado é que sejam de corino ou camurça.

Porém, se você quer ter um diferencial nos pés e ousar mais, vale usar saltos com mais detalhes. Os metálicos, de brilho ou com detalhes estampados, como a de onça ou poá. Para isso, você deve escolher o salto que não conflite com o equilíbrio do look.

Clique na imagem para ampliar

Vestimenta

Na colação de grau a famosa beca é essencial para os formandos por ser uma tradição e simbolizar a nova fase, mérito e responsabilidade social. A vestimenta deve chegar até o calcanhar e possui mangas longas, geralmente são pretas com detalhes em branco ou vermelho ou azuis com detalhes em branco. Por isso, a roupa de baixo pode ficar um pouco apagada por causa da beca. Nesse caso, vale apostar em vestidos, macaquinhos, calças pantalona ou pantacourt e até saia lápis ou a midi rodada, para ousar e dar um toque especial no look.

Os vestidos podem ter diversos estilos e comprimentos. O ideal é que não sejam curtíssimos devido a ocasião exigir formalidade e que não tirem o seu conforto. Os vestidos mais indicados para a colação são aqueles de comprimento curto ou midi. Se for totalmente longo pode atrapalhar quando você for caminhar. Mas, se você quer usar muito um vestido longo, vale apostar nos que contenham uma fenda simples para facilitar o caminhar.

As cores mais indicadas são as neutras para que você possa ter uma liberdade maior na cor do sapato e acessório. Porém, você pode fazer o inverso, usar um salto mais simples e caprichar na cor do vestido, desde que a cor não fique muito contrastante com a beca.

Leia também: Como combinar vestidos com acessórios?

Clique na imagem para ampliar

Calças e saias

Se você quer dar um charme a mais e usar saias ou calças pantalona ou pantacourt vale a pena escolher uma estampa que fique equilibrada com o sapato e que tenha com contraste ideal com a blusa. Você pode combinar as saias e calças com bodys ou camisetas com decote ombro a ombro ou transpassado, por exemplo. Caso você não seja fã de estampas, pode utilizar diferentes tecidos, desde que sejam confortáveis.

Clique na imagem para ampliar

Macacão

Para finalizar, uma vestimenta que está ficando cada vez mais presente nas colações de grau é o macacão. Apesar de ser definido como uma roupa mais básica, muitos estilistas estão adaptando a peça para ocasiões mais formais. Por isso, você definitivamente pode apostar nele em sua colação de grau, pois é muito confortável e tem diversas opções de estampas, tecidos e comprimentos. Veja:

Clique na imagem para ampliar

Maquiagem

A maquiagem é importante pois dá um detalhe especial e marcante para o seu visual. Se você não gosta de makes pesadas, pode usar tons neutros para que fique discreto e não perca a elegância. Também vale a pena investir em uma boa preparação de pele, aplicando os truques de contorno e iluminação para valorizar o formado do rosto.

Uma dica interessante é abusar do esfumado e no contraste do tom de marrom claro com outro mais escuro para dar profundidade ao olhar. Outra dica se você não quiser nada de sombras, é optar por um delineado mais elaborado e um colocar um cilho postiço bem charmoso.

O batom é essencial para a ocasião e faz toda a diferença. Utilizar um olho mais simples com batom colorido deixará seu visual elegante e equilibrado. Além disso, vale também se atentar às cores utilizadas no olho para aplicar o melhor tom para o batom. Assim, você consegue uma maquiagem charmosa e agradável.

Clique na imagem para ampliar

Acessórios

Compor o visual com acessórios é fundamental para completar o look e deixá-lo mais destacado e elegante. Brincos de luxo, colares, pulseiras, braceletes e anéis são exemplos de acessórios mais utilizados pelas formandas. O ideal é adequar os acessórios e os tons e estilos com a sua vestimenta para não perder o equilíbrio. Para isso, é indicado fazer a prova de diversos modelos para garantir o bom gosto e beleza do visual completo.

Brincos 

A escolha do brinco vai depender dos detalhes da parte superior da sua vestimenta e decotes. Se o vestido é mais clássicos, lisos e sem muitos detalhes na parte superior é recomendado brincos maiores. Os mais procurados são os brincos de pedrarias, argolas, maxi brincos e coloridos. Já se o vestido conter muitos detalhes na parte superior, a dica é apostar em brincos menores, mais delicados, como as pérolas ou com uma única pedraria.

Essa dica vale também para as saias, calças e macacão. Dependendo da composição do visual e se conter muito detalhe, o brinco deve ser mais delicado. Porém, se for mais simples e com tons mais neutros, pode apostar em brincos maiores e coloridos. Além disso, se tiver alguma estampa no seu look, é interessante escolher uma cor de brinco que esteja em relevância na estampa.

Clique na imagem para ampliar

Colares

A escolha do colar depende do modelo do seu vestido e se ele contém decotes simples ou mais chamativo. Para isso, o colar deve estar de acordo com a linha do decote para manter a elegância. Para isso, se o vestido tiver um decote reto, V ou tomara que caia, pode apostar em colares mais chamativos e maiores, porém, que não conflitem com o tamanho do brinco. Para isso, a combinação brinco discreto e maxi colar ou colar discreto e maxi brinco é ideal.

Um colar que cai muito bem com a maioria das vestimentas é a choker, uma gargantilha que dá um detalhe muito charmoso e em colação de grau pode ser ideal. Para isso, você pode apostar em chokers de brilho ou com pedrarias.

Clique na imagem para ampliar

Pulseiras e anéis

As pulseiras e anéis possuem uma grande diversidade de cores, modelos e podem compor o seu look de formatura. Por isso, você pode apostar em peças que fiquem em harmonia com o brinco e com o colar escolhido.

Para isso, você deve analisar se o brinco e o colar já estão chamando muita atenção. Assim, você pode optar por pulseiras e anéis mais delicados. Se o brinco e o colar estiverem equilibrados e você achar que precisa dar um “boom” no visual, pode se jogar em pulseiras ou anéis mais trabalhadas, com brilhos, pingentes ou pedrarias.

Clique na imagem para ampliar

A dica principal para os acessórios é provar o máximo que puder para que fique harmônico. Portanto, é essencial combinar as cores certas, analisar as estampas para não perder o contraste ou ficar muito chamativo. Caso você prefira um look mais simples sem perder a elegância, pode apostar na combinação de brincos, colares e anéis solitários.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog, Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades e tendências. A Mix de Luxo é especializada em brincos de festa e acessórios de luxo. Nossos produtos são de alta qualidade e nossas criações são exclusivas para garantir a melhor experiência aos nossos clientes.

Related Posts

Deixar um comentário