Rua José de Alencar, 773 Alto da Xv – Curitiba/PR
WhatsApp – Cláudia – (41) 99862-3333

Orelhas rasgadas: saiba como prevenir e de que maneira é feita a reconstrução de lóbulo da orelha.

orelhas rasgadas

 orelhas rasgadas – Saiba como é feito esse procedimento que vai recuperar a beleza da sua orelha.

O rosto é uma das regiões que mais temos cuidado, justamente por ser uma das principais partes do nosso corpo, responsável pelo contato visual com outras pessoas.

As orelhas são responsáveis por auxiliar no contorno do nosso rosto e possuem diversas formas, formatos e tamanhos específicos. Por essa grande variação, é normal encontrar pessoas que gostem ou não gostem das suas orelhas.

Um dos responsáveis que contribui para algumas pessoas ficarem insatisfeitas com o formato da sua orelha é o lóbulo, que é uma proeminência na região inferior da orelha. Com o tempo ou em decorrência de lesão no local podem haver as chamadas orelhas rasgadas ou orelha bífida, o que pode trazer incômodo estético.

Graças aos avanços na área da estética é possível arrumar essa condição por meio da reconstrução de lóbulo de orelha. Quer saber mais sobre esse procedimento? Leia esse artigo que preparamos para você e não fique com nenhuma dúvida.

O que é a orelha rasgada?

A orelha rasgada ou orelha bífida é uma condição frequente entre o sexo feminino, esse problema atinge mulheres que têm o costume de utilizar brincos grandes e pesados, alargadores ou tiveram trauma ou lesão na região.

Ao longo dos anos os brincos provocam furos de grandes proporções na orelha, o que provoca a distorção e flacidez do lóbulo, o que se agrava com o tempo por conta da perda de colágeno e elastina da pele.

Apesar de não ser um problema grave de saúde essa condição pode afetar o bem-estar mental e social do indivíduo, o que provoca grandes problemas de autoestima.

 

Como prevenir essa condição?

A região dos lóbulos possui apenas pele e gordura, o que deixa a região frágil, principalmente quando exposto a materiais pesados, como alguns brincos. Com a exposição excessiva a brincos grandes e pesados ocorre um aumento do lóbulo, com o brinco servindo como um pêndulo.

O uso de alargadores também deve ser evitado, pois é responsável por esticar a pele da região.

Por este motivo é importante utilizar brincos fabricados por materiais leves, que agridam menos as orelhas, o que evita o aparecimento dessa condição.

 

brinco thassia naves em strass
Brinco em strass usado pela blogueira thassia naves

Como saber quando a orelha está com esse problema?

Geralmente quem tem esse problema percebe que o lóbulo da orelha se torna mais esticado e flácido. As pessoas também percebem quando colocam brincos que não param no lugar ou as tarraxas começam a cair ou mesmo sentem desconforto ao colocar o brinco.

 

Em casos de acidente, quanto tempo devo esperar para realizar este procedimento?

Na maioria dos casos as pessoas fazem esta cirurgia por problemas causados por brincos pesados. Entretanto, algumas vezes há algum acidente que envolve a orelha, nestes casos é aconselhado fazer uma cirurgia apenas 30 dias depois do ocorrido, quando a cicatrização já vai estar completa. É importante consultar o seu médico para indicar o tempo ideal para fazer essa cirurgia plástica.

 

Como funciona a reconstrução do lóbulo da orelha?

Antes de fazer a operação o médico irá solicitar uma série de exames para o paciente. Ele vai verificar se o paciente possui alergia a algum componente da anestesia e verificar o seu estado de saúde.

Ele é um procedimento simples e rápido, para sua realização é feita uma anestesia local sem a necessidade de sedação. Geralmente a cirurgia dura entre 30 minutos a 1 hora.

O médico faz pequenas incisões na região da orelha e une as áreas afetadas. O local é suturado e fortalecido para garantir o resultado adequado.

Após o procedimento não há a necessidade de permanecer internado e as atividades diárias podem ser retomadas no mesmo dia. O processo é indolor, portanto não é preciso ficar com medo ao realizar o procedimento.

 

Para quem é indicado esse procedimento?

Ele é um processo indicado para pessoas de qualquer idade para indivíduos que desejam fazer uma cirurgia plástica reparadora na região. Pessoas com atrofia, corte enrugamento e flacidez são beneficiadas ao realizar essa cirurgia.

Pessoas que utilizaram alargador e desejam reduzir o furo no lóbulo na orelha também podem realizar o procedimento.

Para realizar esse procedimento é ideal consultar um médico especializado que vai avaliar o seu caso, que pode variar de pessoa para pessoa. Ele vai lhe falar todos os benefícios e riscos desse procedimento.

 

Como é o pós-cirúrgico desse procedimento?

Assim como toda cirurgia plástica alguns cuidados são necessários para que o resultado da correção das orelhas rasgadas seja duradouro e saia como o esperado.

  • O médico irá receitar medicamentos conforme o paciente se sentir, como no caso de antibióticos se houver infecção ou analgésicos caso haja dor local.
  • É preciso utilizar curativos no local por um período de dois dias. É preciso remover e limpar a região diariamente com água e sabão.
  • É necessário evitar exposição solar após o procedimento, por isso é necessário utilizar protetor solar fator 30 e utilizar roupas que minimizem o contato com os raios UV.
  • O uso de brincos só é permitido após 3 meses da cirurgia. É importante não utilizar brincos feitos de materiais muito pesados para evitar que o processo ocorra novamente.
  • Tenha uma alimentação balanceada e evite comidas ricas em carboidratos e gorduras. Dê preferência para legumes e verduras, pois podem auxiliar o processo de cicatrização.

Como é o resultado do procedimento?

Uma semana após realizar esta cirurgia plástica é necessário voltar ao consultório médico para remover os pontos. O resultado final só será observado após um mês, quando a cicatrização vai estar totalmente feita. O resultado final é satisfatório e natural, a cicatriz fica bem discreta. O principal ponto positivo da cirurgia é recuperar a autoestima da pessoa, que pode ter sido afetada devido a aparência estética da orelha deformada.

Gostou desse procedimento que vai recuperar a beleza das suas orelhas de forma rápida? Diga nos comentários o que achou sobre o artigo. Para não perder mais nenhum conteúdo como este continue acessando o nosso site.

 

Deixar um comentário